Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42029

Compartilhe esta página

Título: A estrutura a termo da taxa de juros de títulos públicos brasileiros de 2000 a 2019: existe co-integração entre títulos com diferentes maturidades?
Autor(es): NASCIMENTO, Moisés Farias do
Palavras-chave: Fundos de investimentos; Taxas de juros – Brasil; Análise econômico-financeira; Previsão econômica
Data do documento: 18-Jun-2019
Citação: NASCIMENTO, Moisés Farias do. A estrutura a termo da taxa de juros de títulos públicos brasileiros de 2000 a 2019: existe co-integração entre títulos com diferentes maturidades? Caruaru: O Autor, 2019.
Abstract: Este trabalho investiga a dinâmica da estrutura a termo da taxa de juros para o período de 2000 a 2019 analisando as séries temporais dos rendimentos de Letras do Tesouro Nacional com prazos de maturação de 1, 3, 6 e 12 meses. Utilizando como arcabouço teórico as expectativas racionais, a preferência pela liquidez e a segmentação do mercado. A partir da arguição econométrica foi verificado que as taxas de juros de Letras do Tesouro Nacional de diferentes maturidades são co-integradas. Todavia as relações entre as rentabilidades dos títulos foram estatisticamente não significantes no curto prazo e apenas modelos de longo prazo foram estimados. Através dos resultados foi possível inferir que a teoria vigente não consegue explicar satisfatoriamente as relações existentes no mercado de títulos brasileiros. Contudo ao relaxar algumas hipóteses fortes é possível elucubrar uma teoria que explique de modo mais fidedigno a realidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42029
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NASCIMENTO, Moisés Farias do.pdf752,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons